Chá Bar

O cha bar é um dos chás mais importantes no período de noivado! É quando os amigos e familiares mais próximos dos noivos reúnem-se para organizar uma festinha e ajudar nos preparativos finais do casamento – em especial, na casa dos noivos.

cha-bar-2

Inspirado nos famosos Chás de Cozinha, em que somente as amigas da noiva participam, o Chá Bar é uma moda que veio para ficar!

Além de muito divertido, com diversas brincadeiras entre amigos e o recebimento de presentes engraçados, também pode se mostrar muito útil para os noivos, pois os presentes da festa são necessários para qualquer casal que está começando a vida a dois.

Aqui, você fica sabendo tudo sobre esse Chá: desde a organização, decoração, até a lista de presentes adequada para os convidados e dicas de brincadeiras incríveis para deixar esse dia mais divertido que vocês já viram; confira!

Como organizar o Cha Bar?

Confira todos os detalhes para organizar um Cha Bar inesquecível!

Quem organiza o cha bar?

Geralmente, a festa é organizada pelos padrinhos e madrinhas dos noivos. Desta forma, os noivos não precisam se preocupar com a organização de mais uma festa e podem relaxar para curtir a comemoração tranquilos. Entretanto, alguns noivos acabam tomando a frente da organização e planejam tudo do jeito que mais gostam, já que é uma festa mais intimista e simples e não dá tanto trabalho para organizar quanto uma festa de casamento.

Espaço para Chá Bar

Pode ser realizado na casa dos noivos, no salão de condomínios ou até em salões de festas especializados. Ou seja, o lugar que for melhor para os noivos realizarem a festa com seus amigos. O importante, para escolher o lugar perfeito, é que todos os convidados da festa – e principalmente os noivos – sintam-se à vontade para realizarem brincadeiras que possam ser um pouco constrangedoras para todos. Por isso, evitem lugares muito cheios e convidem somente quem for amigo de verdade dos noivos, evitando situações desagradáveis.

 

Decoração para Chá Bar

A decoração fica mais legal quando estabelecido um tema da festa, como por exemplo, o boteco da noiva e do noivo, ou com itens que lembrem a um barzinho mesmo, para ficar uma festa descontraída e divertida. Porém, se os noivos quiserem algo mais tradicional, a decoração pode ser mais clássica, com o toque de cor em alguns itens, e uma personalização nos docinhos e doces.

Chá Bar - Decoração

Decoração no tema Boteco | Foto: Pinterest

A nossa dica é: arrisque-se! Não tenha medo de investir em um tema legal e criativo, o importante é focar nos detalhes e curtir muito esse momento entre amigos!

Comida de Cha Bar

Nada de servir um jantar chic no dia. Aproveite o tema da festa e invista em comidinhas mais simples e práticas, bem parecidas com o que servem em barzinhos e botecos por aí. O finger food e coquetéis são a última moda, e os convidados adoram!

Chá Bar

Fotos: Pinterest

É importantíssimo também oferecer docinhos. Isso porque geralmente os convidados tem acesso a bebidas alcoólicas. Invista em docinhos bem simples como brigadeiro, beijinho e entre outros.

Chá Bar

Fotos: Pinterest

A ideia do cha é que seja um evento do casamento simples e informal, então não se preocupe em investir em uma refeição tão rebuscada. O simples nesse momento é o seu maior aliado!

Convite Chá Bar

O Convite é um dos itens mais importantes para a sua festa. É ele que vai acompanhar a lista de presentes e ainda servir de lembrete para os seus convidados. Entregue um mês antes da festa, e escolha um estilo bem parecido com a decoração, que seu convite vai arrasar!

Chá Bar – Presentes

Os noivos, assim que forem entregar o convite  para os seus convidados, devem sentar juntos e verificar tudo o que eles têm, e o que precisam ganhar para a sua cozinha. No chá bar, a preferência é pedir por presentes relacionados com o tema, como Abridor de Garradas, Kit para Petiscos e Taças de bebida. Itens que são essenciais para o bar de qualquer casa.

Chá Bar

Tente variar nos valores de presentes quando for fazer a lista de presentes, peça coisas baratinhas, com um preço médio e até uma ou outra coisa mais cara, assim os convidados podem comprar aquilo que se encaixe nas condições financeiras deles com mais tranquilidade.

Dica: se a noiva for realizar o chá de cozinha junto com o Chá Bar, então é legal incluir itens de cozinha também. Porém, se forem duas festas separadas, faça bem restrito mesmo a lista de presentes.

Chá Bar Brincadeiras

O que não pode faltar no seu Chá são as brincadeiras! Isso mesmo, várias brincadeiras divertidas, das quais quem perde, tem que pagar um mico, ou cumprir um desafio engraçado – que os amigos escolhem!

O indicado, para que tudo fique ainda mais legal, é que os noivos não saibam qual serão as brincadeiras realizadas no Chá. Por isso, noivinha, deixe para que a sua amiga, ou padrinho, cuide dessa parte e faça uma surpresa com brincadeiras divertidíssimas!

Outra dica é não exagerar na quantidade de brincadeiras, umas 04, ou 05, já fica ótimo e vocês conseguem se divertir muito, sem cair na mesmice, desejando que acabe logo. É só um momento de descontração entre amigos.

  • Adivinhação

Essa brincadeira é o clássico, que todo mundo conhece e adora brincar. A brincadeira consiste em o casal tentar adivinhar o que é o presente, e quem foi que deu, por base da embalagem e do tipo de presente. Quem errar, paga uma prenda! E tanto o noivo quanto a noiva, devem tentar adivinhar.

  • Quem é a minha metade?

Logo no início do Chá, quando todos chegarem, escreva nomes de casais em post-it, como Sansão e Dalila, Romeu e Julieta, e cole nas costas dos convidados. O objetivo é que cada um consiga encontrar a sua metade até o final da festa – Dá até para bancar a cupido e tentar aproximar os amigos solteiros!

  • Quiz entre os noivos

Nesse jogo, os noivos ficam de costas um para o outro, e os amigos começam a fazer perguntas sobre cada um, para ver o quanto o casal se conhece, como “Qual o perfume favorito dela?”, “Qual o dia do aniversário da sogra?” e muitas outras perguntinhas clássicas, que deixam a festa mais engraçada.

  • Encontre o anel

Esse aqui é uma disputa entre os noivos. Os amigos do casal precisam esconder um anel dentro de uma tigela grande, cheia de farinha, e os noivos disputam quem consegue encontrar o anel primeiro! Quem ganhar escolhe o mico do parceiro.

Chá Barnela

Chá Bar + Chá de Cozinha = Chá Barnela!

Chá de Barnela

Chá de Barnela | Foto: Felipe Lannes Fotografia

Se você estiver com dúvidas sobre o Chá Bar, ou o Chá de Panela, você pode apostar nos dois e fazer um Chá de Barnela!

Nele, assim como o Chá Bar, a presença dos homens também está permitida! O que difere um com o outro é que a lista de presentes é diferente. Ao invés de ganhar somente presentes de cozinha – ou somente itens de bar – o casal pode pedir os dois tipos. Assim, tanto a cozinha quanto o bar do casal, fica completinha!

Para decorar o Chá de Barnela, você também tem a opção de misturar os dois estilos, como investir em garrafas de cerveja como vasinhos para flores e fazer uma decoração temática mais rebuscada. Isso fica à critério, de acordo com o estilo do casal.

Assim como o Chá Bar, são realizadas diversas brincadeiras entre o noivo e seus amigos para animar a festa. Você pode investir na brincadeira clássica de adivinhação de presentes, perguntas e respostas dos noivos – quem errar, paga um mico!, Contando histórias de fatos que aconteceram com os amigos, para cada um deles descobrir com quem isso aconteceu, de fato, e muito mais!

Fique por dentro de todos os detalhes do Chá de Barnela! e se você já fez o seu, envie as fotos para gente! <3

Confira as melhores brincadeiras e divirta-se!

Já escolheu o seu Buffet de Casamento? Você não pode perder as nossas dicas incríveis para você escolher o Buffet perfeito para sua festa!

Escolha por Chá Bar
Dicas para Chá Bar

 Quer receber dicas essenciais para chá bar?