Bodas de Casamento

Embora a festa de casamento tenha acabado, a comemoração da união dos noivos não acaba nunca! Todo ano, no aniversário de casamento do casal, é comemorada a data em que o matrimonio foi selado com as Bodas de Casamento.

Bodas De Casamento Bodas de Ouro | Foto Por: Eliana Peroto

Para quem ainda não conhece, a palavra Boda tem origem do Latim “vota” que significa “promessas”. É uma comemoração criada especialmente para celebrar o aniversário de casamento, renovar os votos de casamento do casal e para relembrar tudo que o marido e a mulher passaram juntos ao longo dos anos.

Aqui você conhecerá tudo sobre a Boda de Casamento, verá histórias encantadoras de quem realizou essa festa maravilhosa, e poderá guardar as melhores inspirações para planejar a sua!  Confira!

Origem Histórica

Essa festa surgiu nos pequenos povoados da Alemanha, onde era oferecido uma coroa de prata aos casais que completassem 25 anos de casados, e outra de ouro aos que atingissem os 50.

Com o tempo, surgiram outras simbologias para cada aniversário de casamento. Sendo que, quanto mais tempo juntos, mais importante o material representativo é. Começando pelo primeiro ano, com a bodas de papel, até chegar no mais esperado: as bodas de Ouro, os 50 anos de união!

Hoje, a Bodas de casamento faz parte tradicionalmente de diversas culturas ao redor do mundo, como forma de celebrar o matrimônio.

Dicas para Bodas de Casamento

Organizar a Boda de Casamento dá tanto trabalho quanto organizar uma Festa de Casamento! O casal precisa escolher roupas adequadas, um decoração bonita, o espaço, Buffet, Lembrancinhas.. Ufa! Muita coisa. E para conseguir uma festa inesquecível, é importantíssimo organizar tudo com muita antecedência e planejamento!

O que vestir nas Bodas?

O casal deve estar bem arrumado para comemorar as bodas. Para escolher o seu visual, avalie esses fatores:

Bodas de Flores e Frutas

Confira mais Dicas!

  • Local e Horário da Festa! Dependendo do local e horário da festa, já conseguimos filtrar vários modelos de roupas! Por exemplo: festas realizadas durante o dia, em sítios, combinam com roupas mais informais, como um vestido curto e elegante. Já as festas do período noturno, mais sofisticadas, pedem por uma produção à altura – vestidos longos ficam lindos!
  • Estilo da comemoração! Alguns casais escolhem temas combinando com a temática da Boda para decorar a festa, o que acaba deixando o casal de acordo também. Uma dica: invista nas cores e texturas! Você pode fazer a Bodas de Renda – 13º ano de casados – e usar um vestido rendado para combinar!
  • Quantidade de convidados! Geralmente, a Boda de Casamento é uma festa mais intimista, com poucos convidados. O que significa que não é necessário usar um vestido completamente bordado para a suas Bodas de Prata. Use um vestido elegante, de acordo com padrão de festa que você pretende realizar, e fique Linda!
  • Tema da Boda! Assim como falamos no estilo, o tema da Boda é importante Você pode deixar o seu visual de acordo com a temática investindo nas cores, texturas e formatos de roupa.
  • Personalidade! Personalidade é sempre importante ser levada em consideração na hora de escolher o que vestir. Se você é do tipo romântica. procure modelos que também sejam românticos e evite usar coisas mais diferenciadas. Lembre-se que nesse dia você precisa estar confortável e confiante para se sentir bonita durante toda festa!
  • Idade! A idade do casal é importante para determinar o que fica mais adequado para a festa. Invista sem medo em: Modelos elegantes como Tailleur, vestidos até a altura do joelho e vestidos longos.

Você pode conferir mais sobre vestidos e visual no post Como escolher o vestido de festa perfeito?  e Vestido Curto para casamento. Assim não tem como errar na escolha!

 Convite para Bodas de Casamento

Investir no Convite de Bodas de Casamento perfeito é ideal para se ter uma festa incrível! Quando chegar a hora de escolher o seu, escolha elementos decorativos relacionados a sua Boda para deixar todo o visual da festa bem harmônico. Por exemplo: Um Convite para Bodas de Pérolas com o detalhe no fechamento do convite de pérola, ou o convite com tema do fundo do mar para Bodas de Coral.

Dúvidas frequentes sobre Bodas de Casamento

Todo mundo sempre tem uma dúvida sobre as Bodas, e nós separamos as mais principais para vocês conseguirem comemorar da melhor forma possível!

Devo comemorar as Bodas de Casamento todo ano?

 Não é uma regra. Você pode comemorar a Boda de Casamento da forma que for melhor para você e seu parceiro: Pode ser todo ano, mas só os dois comemorando, com viagens internacionais, ou até um presenteando o outro com algo especial. Muitas noivas optam por comemorar somente as mais importantes, como as Bodas de Cristal, Bodas de Prata e Bodas de Ouro. Porém, você pode comemorar com o período de tempo que for melhor para você, como de 05 em 05 anos, ou de 10 em 10.

O que fazer na Bodas de Casamento?

 Existem inúmeras ideias para comemorar o aniversário de casamento. Nós listamos alguns para você se inspirar e surpreender quem você ama! Confira.

  • Festas! É o mais comum a se fazer para celebrar as bodas com a família, em especial nas de 25 e 50 anos de casados. Inclusive, alguns casais comemoram todos os anos com uma festinha simples e de 05 em 05 anos fazem uma festa maior e incrível! Invista na decoração de acordo com o tema da festa, como bodas de Ouro com decoração dourada, ou Bodas de Madeira, com vários detalhes de madeira enfeitando as mesas da recepção.
  • Viagens! Viajar é sempre uma opção maravilhosa. Principalmente quando o casal retorna ao mesmo Destino de Lua de mel! É uma forma incrível de aproveitar a data. Outra opção, é escolher um destino que o casal sempre sonhou em visitar.
  • Jantares românticos! Em alguns anos, vocês podem sair para jantar em algum restaurante romântico. Escolham um lugar bacana e aproveitem o dia!
  • Presentes! Que tal presentear o seu parceiro com um presente incrível? Uma joia é uma ótima opção para isso. O momento fica eternizado!

Festa grande ou pequena?

Essa decisão é inteiramente do casal, pois as duas opções de festa são possíveis. Escolha somente a que te deixa mais confortável para renovar os votos e curtir a festa.

Preciso vestir Branco?

Essa é uma dúvida constante entre as esposas, a resposta é bem simples: Branco não é uma regra. O longo vestido branco é uma tradição para os vestidos de noiva, onde a cor branca representa a pureza e inocência da noiva. Nas bodas de Casamento, se você quiser muito, pode usar o branco também, mas não uma exigencia. A esposa pode optar pela cor que mais a agrada.

Bodas de Casamento Anos

Como nós já explicamos, cada aniversário de casamento é representado por um símbolo diferente, como uma grande conquista na vida do casal. Por isso, conhecer qual é a sua boda de casamento e começar a planejar alguma coisa especial para se fazer no dia é importantíssimo!

Bodas de papel

Bodas de casamento: Papel | Foto Por: Elizabeth in love

Mesmo que seja um presente simples para o seu parceiro, é essencial lembrar do momento como algo especial. Confira cada uma das datas, descubra a sua e pegue ideias para comemorar o dia!

Lista de Bodas de Casamento

01º Ano – Bodas de Papel

O primeiro ano de união do casal é marcado pelas Bodas de Papel! O material simboliza o início do casamento, e a forma como o casal precisa crescer juntos.

O que Fazer para comemorar? Por ser um marco na vida dos noivos, comemorar esse marco com muito estilo é essencial! Você pode optar por uma viagem inesquecível, como uma segunda lua de mel – confira aqui os melhores destinos de lua de mel – ou fazer uma festinha intimista, com vários detalhes da decoração inspirados no papel. Invista no Origami, fica lindo!

02º Ano – Bodas de Algodão

Bodas de Algodão simbolizam o segundo ano de casamento! Por ser um material confortável, de fibra macia, é o símbolo ideal para esse aniversário: o conforto do casal após o período de adaptação. Para comemorar esse marco, invista em jantares ou almoços românticos, pode ser somente com a sua amada, ou com a família mais próxima!

Dica: Se você for realizar uma festinha, aposte no algodão doce para decorar a festa e distribua para seus convidados. Todo mundo adora!

03º Ano – Bodas de Couro ou Trigo

Representa a formação de um relacionamento mais forte e próspero. É uma data especial para os noivos, pois simboliza o forte espírito de união entre o casal! Presenteie o marido, ou a esposa, com algum item de couro – resistente e duradouro – para marcar a data. Assim, o presente durará por muito tempo e vocês sempre lembraram do momento. Invista em Bolsas, carteiras ou acessórios de couro.  

04º Ano – Bodas de Flores, Frutas

As flores representam cuidado com a relação e as frutas vitalidade. Nessa data especial, vale a pena acordar o amor da sua vida com um café da manhã caprichado, cheio de frutas e muito amor!

Dica: Façam um ensaio no campo, envolto de muitas flores para deixar essa data memorável!

05º Ano – Bodas de Madeira ou Ferro

Bodas de Madeira Bodas de Madeira | Foto Por: Graciella Kanebli

Conhecida popularmente como a Bodas da Durabilidade, as Bodas de madeira ou ferro são bem comuns aqui no Brasil. O casal reúne os padrinhos e a família para fazer uma festa de tema rústico, com diversos elementos de madeira na decoração.

06º Ano – Bodas de Açúcar ou Perfume

O Açúcar é o doce da vida. O Perfume, a delicioso aroma. Juntos, eles se tornam o símbolo perfeito para comemorar o sexto ano de união do casal. É o momento para sair da dieta e organizar uma mesa repleta de docinhos diferenciados! Pode ser uma festa tanto com a família, quanto entre os noivos – se vocês já tiverem filhos, as crianças adorarão essa festa!

07º Ano – Bodas de Latão ou Lã

Para celebrar os sete anos juntos, a união do latão – que é um material resistente – com a lã – uma fibra natural confortável – não poderia ser melhor! Neste estágio, o casal possui uma relação forte de companheirismo e constante harmonia. Procure presentes de lã ou latão. Garanto que será um dia emocionante!

08º Ano – Bodas de Barro ou Papoula

O oitavo ano pode ser comemorado com um presente feito desse material. Itens de decoração, por exemplo, são perfeitos para isso! Uma dica é comprar um porta-retratos com a foto do dia do casamento, assim todos poderão relembrar o dia com vocês!

09º Ano – Bodas de Cerâmica ou Vime

Cerâmica: força e estabilidade. Vime: Delicadeza; a união desses dois elementos representa os 09 anos de união matrimonial. Assim como os 09 anos, você pode optar por um presente feito de cerâmica, como esculturas.

Dica: Investir um pouco mais no presente de aniversário de casamento nunca é demais. Não se esqueça que viajar, ou ir num restaurante legal com a pessoa amada, pode ser uma opção maravilhosa! Seja criativo, e faça diferença!

10º Ano – Bodas de Estanho ou Zinco

Bodas de Estanho Bodas de Estanho – Foto Por: Beks Dantas

As Bodas de Estanho ou zinco representam a forte relação do casal, que não permite “corrosões” externas no relacionamento. Afinal, são 10 anos juntos!

Presente inesquecível! Que tal dar uma Joia a sua amada? Não existe presente melhor para marcar o momento do casal. Porém, caso você tenha preferido realizar uma super festa, aposte na decoração com alguns detalhes em tom de cinza. Assim fica bem característico da Boda.

11º Ano – Bodas de Aço

Dá pra acreditar que vocês já alcançaram 11 anos de união? Pois é, o aço foi escolhido para o decimo primeiro aniversário justamente por isso: “mesmo sob forte impacto, o aço deforma, mas não se rompe”. Assim como a relação de vocês! Presentes, viagens, jantares românticos.. todas essas opções são válidas para comemorar.

12º Ano – Bodas de Seda ou Ônix

Sinônimo de riqueza, é o presente ideal para o parceiro. Invista em qualquer um dos dois, que eu garanto ser u presente maravilhoso!

13º Ano – Bodas de Linho ou Renda

Ao longo dos 13 anos juntos, o espírito de companheirismo do casal ficou mais evidente. Por isso, presentes feitos de linho ou renda são perfeitos para essa data!

14º Ano – Bodas de Marfim

O marfim é um elemento nobre e resistente, assim como a relação do casal nesse estágio da vida.

15º Ano – Bodas de Cristal

Bodas de Cristal Bodas de Cristal | Foto: Sidney de Almeida

Alcançar os 15 anos de união matrimonial significa que o casal enfrentou todos os momentos juntos com muita cumplicidade e transparência. O relacionamento é sólido! A maioria dos casais costuma comemorar o momento com um jantar romântico, seguido da entrega de uma Joia de Cristal. Capriche na escolha!

20º Ano – Bodas de Porcelana

O 20° aniversário de casamento é marcado pela Porcelana que, assim como o casamento, passa por diversos estágios diferentes de produção. Depois que tudo que o casal passou junto, nada mais justo do que comemorar essa data especial! Viagens, jantares, festas temáticas, tudo fica lindo e emocionante nesse momento. Aproveite cada minuto próximo de seu esposo(a)!

25º Ano – Bodas de Prata

É a mais tradicional de todas! Desde os primórdios, os casais comemoram os 25 anos juntos. Portanto, faça uma festa inesquecível. Aproveite para trocar as alianças e renovar os votos do casal! Faça uma decoração incrível, com detalhes prateados e muito glamour! Afinal, 25 anos de enlace é uma data muito mais do que especial, e merece ser lembrada!

Dica: Na aliança, adicione um filete de prata. Assim vocês deixam marcado o momento.

30º Ano – Bodas de Pérola

30 anos de união! Que marco maravilhoso para esse casal que já passou por tantas coisas na vida! Para comemorar esta data, os presentes de pérola são os mais indicados. Aposte em joias, como Solitários, brincos e colares.

35º Ano – Bodas de Coral

Mais uma festa digna de uma comemoração animada! Programe um jantar com o tema fundo do mar. Que tal um cardápio repleto de frutos do mar variados? Combina muito e os convidados amam!

40º Ano – Bodas de Esmeralda

Procure um lugar íntimo e reservado para comemorar esse momento a dois. Joias são sempre bem vindas!

50º Ano – Bodas de Ouro

Comemorar 50 anos de casados é uma dádiva e merece uma comemoração ao mesmo nível! Aposte na decoração dourada. Renove seus votos. E tenha uma festa inesquecível ao lado de seu amado parceiro!

Bodas de Casamento Meses

Bodas de Chocolate Bodas de Chocolate | Nossas Bodas

Agora, além de comemorar todo ano, foram criadas as Bodas Mensais de Casamento, onde o casal pode celebrar os primeiros meses como marido e mulher! É uma forma divertida do casal presentear um ao outro, durante 11 meses, ao lembrar da festa de casamento.

Confira o significado de cada mês importante e se prepare para comemorar!

Bodas de Casamento Meses

1º mês: Bodas de Beijinhos – No primeiro mês de casados, o casal ainda está em lua de mel! Ou seja, o romance está no ar!

2º mês: Bodas de Sorvete – O segundo mês é comemorado como a Bodas de Sorvete! é só alegria! O casal pode comemorar o momento comprando um bolo de sorvete!

3º mês: Bodas de Algodão Doce – O certo é comemorar esta data se divertindo muito com o parceiro!

4º mês: Bodas de Pipoca – Que tal uma sessão de cinema bem romântica?

5º mês: Bodas de Chocolate – Celebre este dia presenteando quem você ama com uma caixa de chocolates!

6º mês: Bodas de Plumas – Faça uma festa com decoração de plumas para comemorar essa data!

7º mês: Bodas de Purpurina – Como o casal está feliz e “nas nuvens”  com o casamento, é comemorado a Bodas de Purpurina no sétimo mês.

08° mês: Bodas de Pom Pom – Use vários pom poms para decorar a festinha familiar, ou o jantar romântico do casal.

9º mês: Bodas de Maternidade – Bodas de Maternidade para representar os nove meses que uma mãe carrega o bebê!

10º mês: Bodas de Pintinho – Faça um café da manhã divertido!

11º mês: Bodas de Chicletes – Presenteie o seu amor com uma caixa de chicletes! Para deixar mais romântico, você pode criar uma embalagem diferente com a inicias dos noivos, ou com frases românticas. Vale tudo!

Doces para Bodas de Casamento

Sabe o que não pode faltar – de jeito nenhum! – na sua bodas de casamento? DOCES!

Doces de CasamentoIsso mesmo, os convidados amam comer um docinho em festas e comemorações! E você tem que caprichar na escolha deles, tá? Uma dica para não errar, são os doces da Oficina do Açúcar, que são deliciosos! Você pode apostar nos doces finos para servir na festa e, no final, presenteá-los com um bem-casado bem gostoso! Vale a pena!

Envie sua história de amor para gente! Nós adoraremos postar aqui no Blog de Casamento para inspirar as noivinhas!

Dicas para Bodas de Casamento
Escolha por Bodas de Casamento
Dicas para Bodas de Casamento

 Quer receber dicas sobre bodas de casamento?