Buffet de Casamento

De acordo com o Grupo Bisutti, especialista em eventos, para ter uma festa de sucesso é preciso priorizar três detalhes: Espaço para casamento, decoração de festa e, principalmente, buffet de casamento.

Todos os convidados devem ficar à vontade, comer bastante para manter as energias durante a festa (isso também inclui a cerimônia) e ainda ficar com gostinho de quero mais quando tudo acabar!

E para você que deseja ter o buffet dos sonhos, separei os principais aspectos a avaliações na hora de definir seu cardápio para o casamento:

Buffet de CasamentoBuffet de Casamento – Opção A

 

Para escolher o seu Buffet dos sonhos, é preciso conhecer todos os estilos de serviços de buffet e definir qual é o buffet perfeito para o seu casamento. Ou seja, que combine com o tipo de festa que você está organizando – se é mini wedding, no campo, ou à noite – para que o cardápio fique adequado à sua festa de casamento.

Por exemplo, se o casamento é a noite, com uma festa luxuosa, o  jantar deverá seguir o mesmo seguimento, com pratos mais requintados e doces finos. Já o mini-wedding permite tanto um cardápio mais prático como Finger Food, quanto um cardápio mais elaborado, com diversos pratos diferentes – a noiva quem escolhe.

Encontre dicas e novidades para o buffet, além de conferir diversos cardápios que os convidados mais amam!

Confira dicas para escolher o bolo de casamento!

Dicas para o Buffet do Casamento

Confira as principais dicas para ter um buffet de casamento de qualidade no grande dia e impressionar os convidados a cada garfada!

 

Antecedência é tudo!

Escolher os pratos quentes do jantar, os quitutes da festa e claro, as sobremesas mais tradicionais, como bem casados e doces finos, é uma tarefa que exige tempo e muuuuuuita pesquisa! Afinal, o buffet deverá se encaixar em todos os seus requisitos.

Por isso, antes de começar, faça uma listinha com as seguintes informações:

 

  • Estilo do casamento

Qual o tipo de festa que você pretende ter? Clássica, rústica, industrial, moderna, mini wedding? É importante saber para que o cardápio esteja adequado ao estilo do casamento.

Quem prefere um casamento rústico chic, como as festas realizadas na Casa Itaim, que possui um  amplo espaço integrado à natureza, pode escolher cardápios leves, mas que não percam o requinte! Evite as massas clichês e pesadas e invista em cardápios elaborados especialmente para sua festa.

Já quem sonha com a festa moderna – no melhor estilo Casa Bisutti, pode adquirir um cardápio cheio de opções variadas e gourmets que os convidados amam!

 

  • Horário do evento

O horário influi no tipo de cardápio que você oferece também!
Quando o casamento ocorre muito cedo, indicamos o brunch. No almoço, opções mais leves e saborosas. Se for no período da tarde, experimente um delicioso Coquetel…. Já à noite, escolha sempre os jantares. Não tem erro!

 

  • Tipos de cardápio

Finger food, à francesa ou franco americano? Defina o estilo que você quer para sua festa e procure um buffet adequado.

Agora vamos lá:

 

Faça degustações!

Comece visitando Buffets com degustações abertas, que possuem uma variedade de serviços para você checar todas as opções possíveis para seu evento.

Em cada buffet que visitar, tire dúvidas sobre como é feita a distribuição de pratos e a quantidade ideal para comportar o número de convidados. Assim não corre o risco de acabar toda comida logo na metade da festa. Seria um desastre!

 

Estilo dos convidados

Também é importante avaliar o estilo dos seus convidados. O que eles gostam de comer? Algo mais caseiro ou com requinte? Procure saber suas preferências, o que achariam interessante experimentar. Pense como eles, pois nem sempre servir lagosta é uma ótima opção!

Escolha um serviço de buffet que agrade a todos! Desta forma, você evita fazer um casamento cheio de opções carnívoras para convidados vegetarianos, por exemplo. O ideal é balancear o menu.

 

Surpreenda!

Procure opções que sejam diferentes e despertem a curiosidade do seu convidado. É interessante encontrar um buffet que faça cardápios personalizados, para que você possa elaborar um menu cheio de estilo!

 

Encontre o buffet ideal!

Alguns espaços de casamento oferecem a opção de buffet, como os espaços do Grupo Bisutti. A vantagem? Zero preocupação! Há locais que cobram taxa de cozinha, se ligue nisso.

 

Estilos de cardápio para casamento

Veja também dicas de como escolher as flores para casamento!

 

Coquetel

Finger Foods - Buffet de Casamento Finger Foods – Buffet de Casamento

O Coquetel é perfeito para servir festas mais intimistas, que não exigem o uso de pratos e talheres.

São mais econômicas e os convidados adoram. Se os noivos preferirem, também podem servir um jantar após o coquetel, mas não é uma regra! Alguns casamentos comportam somente o coquetel tranquilamente.
Dica: O coquetel que pode substituir o jantar é aquele que serve pratos quentes no estilo finger food como massas, polentas, risotos e etc.

 

Serviço à Francesa

Comida de Casamento Gourmet - Buffet de Casamento Comida de Casamento Gourmet – Buffet de Casamento

É o serviço mais formal que existe, onde a comida é servida para cada convidado na mesa. É preciso contratar um buffet que seja extremamente organizado, pois será preciso mais garçons para servir a todos uniformemente. Calcula-se um profissional a cada cinco convidados, para que todos sejam devidamente atendidos.

Se você for servir mais de um prato durante a festa, combine com o Buffet uma quantidade de comida que seja ideal para os convidados.

Risco: os pratos podem chegar “frios ou mornos” no momento que vão até a mesa.

 

Franco Americano

Self-service de casamento - Buffet de Casamento Self-service de casamento – Buffet de Casamento

É o mais informal e prático de fazer. É colocado um Buffet com uma variedade de comidas para que os convidados se sirvam à vontade, com o que mais lhe agrada. As sobremesas são colocadas da mesma maneira em um segundo momento. Prático, atual e eficaz!

Dica de Espaço para Casamento: a cada 100 convidados, um ponto a mais de Buffet para evitar filas e filas…

Dicas para Degustação de Buffet

Não tem jeito!

A única forma de escolher o Buffet de Casamento perfeito é degustando!

  1. Experimente diversos serviços de Buffets e Doces de Casamento, Não se preocupe com a quantidade, o que importa é encontrar o lugar que seja a cara de vocês.
  2. Leve o seu noivo e familiares próximos para darem a opinião deles sobre o que acharam da comida! Você não é obrigada a levar a assessoria neste tipo de escolha, mas pode sim ajudar!
  3. Anote tudo! Suas primeiras impressões, o sabor e a apresentação dos pratos. Tudo que for preciso para escolher o cardápio ideal!
  4. Tire todas suas dúvidas com os responsáveis do Buffet! Pergunte sobre o frete, se você tem a opção de alterar algum prato do cardápio, e qualquer outra dúvida que surgir durante a degustação.
  5. Veja se a quantidade de garçons do buffet será suficiente para servir todos os convidados da sua festa; você não pode correr o risco de ter convidado recebendo comida fria, não é mesmo?

O Buffet Perfeito Para o Seu Casamento

Assim que você conseguir um Buffet de qualidade, é preciso começar a montar um cronograma para servir os pratos.

Independente do estilo de buffet escolhido, o cardápio ideal deve ter – obrigatoriamente – uma entrada com salgados e quitutes, um prato principal, sobremesas variadas e uma mesa com doces para os convidados se acabarem durante a festa.

A partir daí, é possível criar o cronograma: jantar completo com a sobremesa e o restante da recepção com os pequenos pratos salgados e doces à escolha do convidado. É interessante também conversar com o Buffet para montar uma mesa contendo café, chás, mini tortinhas e aperitivos gostosos para fechar a festa com chave de ouro.

Ah, e não se esqueça da mesa com comidinhas da madrugada para os convidados que ficarão até altas horas!

Buffet de Casamento: Apresentação dos pratos

A apresentação dos pratos é, com certeza, uma das principais coisas que precisamos levar em consideração na hora de escolher o buffet ideal. É interessante observar alguns detalhes da apresentação, como:

  • Montagem dos pratos

Buffet de Casamento - Buffet Tulipas Buffet de Casamento – Buffet Tulipas

Seus convidados deverão se sentir atraídos pelo cardápio, além do paladar que precisa ser tão bom quanto à apresentação.

  • Rechauds

Vai servir em réchauds? Então veja onde o buffet pretende servir sua comida. É um local bem higienizado e visualmente bonito? Está em condições de ser usado? Você não quer os convidados fiquem preocupados com a limpeza do recipiente, não é? Fique de olho nos detalhes!

Buffet para Casamento - À Americana - Buffet França Buffet de Casamento – À Americana – Buffet França

  • Pratos, talheres e souplats

O lugar onde os convidados vão comer também importa. Se o buffet fornecer este tipo de serviço, tenha certeza que os detalhes combinarão com sua decoração de casamento.

A minha dica é: Para casamentos tradicionais, aposte nos detalhes em prata ou dourado. Nos modernos, os tons de cobre e coloridos (que combine com a paleta de cores) estão em alta. E nos rústicos, os feitos de Rattan ficam lindos.

Souplats Vermelhos: Buffet de Casamento Moderno Souplats Vermelhos: Buffet de Casamento Moderno

O buffet = estilo de casamento

Veja o que servir em cada tipo de festa de casamento!

 

Buffet de Casamento Clássico

O Casamento Clássico pede por um requinte a mais! São festas realizadas à noite, muito sofisticadas. Portanto, o cardápio deve seguir a mesma linhagem. Massas, Carnes e especiarias diferenciadas são muito bem vindas!

Buffet de Casamento

Buffet de Casamento na Praia

Casamento na Praia, assim como o campestre, exige um cardápio bem leve! Finger Foods pode se tornar um grande aliado para esses casamentos, assim como o peixe. São comidas leves, que todo mundo consegue comer tranquilo e aproveitar a festa! Coloque frutas refrescantes no cardápio, muitas batidinhas de bebidas e saladas!

Casamento na praia Buffet de Casamento na praia

Buffet de Casamento no Campo

O casamento no campo, por ser tanto durante o horário de almoço, quanto no horário da janta. Por isso, é importante avaliar o horário da sua festa primeiro antes de escolher o tipo de buffet que será servido. Porém, por ser uma festa campestre – mesmo que você queira um jantar – nós indicamos um buffet mais leve, sem muita comida pesada. Massas pode não ser uma boa opção. Sirva uma variedade de saladas e frutas. Como jantar, você pode optar por um peixe, por exemplo. Os convidados adoram!

Buffet de Casamento no Campo Buffet de Casamento no Campo

Buffet de Casamento estilo Brunch

O Brunch é o buffet de casamento que mistura o melhor do café da manhã com as saborosas comidas do almoço. É, basicamente, um café da manhã reforçado. Tortas, pães, cafés, frutas e até panquecas compõe esse estilo de buffet delicioso que agrada a todos os tipos de paladares. Mas existe um porém: os noivos precisam realizar o casamento no período da manhã, entre as 10h ao meio dia. No mais, pule para o almoço convencional.

Buffet de Casamento estilo Brunch Buffet de Casamento estilo Brunch

Buffet de Casamento Mini Wedding

Como você terá bem menos convidados no Mini Wedding, o cardápio do seu casamento pode se tornar muito mais sofisticado, com comidas diferentes e requintadas para todos os convidados comerem bastante! Pode caprichar no Buffet que os convidados agradecem. Você pode também apostar na Finger Food, no caso de ter uma cerimônia mais reservada e rápida.

Buffet de Casamento para Mini wedding

Buffet de Casamento para Mini wedding

Quer conhecer mais sobre buffets para casamento? Então conheça de pertinho as unidades do Grupo Bisutti, que atendem desde o casamento mais clássico até o rústico.

Não perca as novidades de Buffet!

Dicas para Cardápio de Casamento
Novidades para Buffet

 Quer receber dicas para o buffet de casamento?

Últimas novidades para Buffet de Casamento

Como Escolher o Buffet para Casamento?

Escolher o buffet para casamento não é tarefa fácil, afinal a boa comida é dos caminhos para uma festa de sucesso. Investir em uma comida deliciosa é importante para a diversão e disposição dos convidados, que poderão aproveitar a festa ao máximo. Por isso separamos dicas essenciais para não errar na escolha do buffet e ainda definir o cardápio perfeito!

Detalhes