Casamentos na Praia

Os Casamentos na praia, com os pés na areia e a paisagem maravilhosa do mar é, com certeza, o desejo de muitos noivos. Porém, muitos acabam desistindo desse estilo de festa, por conta das dificuldades que podem surgir no caminho.

Casamento na Praia

Os casais que escolhem o casamento praiano, em sua maioria, inspiram-se em destination wedding, e organizar um casamento à distância não é tão complicado quanto parece, mas requer o dobro de planejamento, pois, além do local e data do evento, os noivos devem se atentar a previsão do tempo, horário e até mesmo a comodidade dos convidados – se há hotéis próximos, estacionamento, etc.

Todas as escolhas precisam ser feitas com o máximo de cuidado possível, para que a cerimônia dê certo e os convidados se sintam à vontade do início ao fim da cerimônia de casamento. Por isso, nós do blog de Casamento, organizamos uma série de dicas, inspirações e exemplos de casamentos. Além de contar com ensaios e depoimentos reais de noivos que já realizaram este sonho.

Assim, organizar a sua festa praiana fica ainda mais simples de conseguir! Confira e veja Fotos de Casamento incríveis!

Como organizar?

Primeiro de tudo, você precisa decidir se a sua cerimônia será realizada ao estilo pé na areia, num píer romântico, ou em algum hotel em frente ao mar – faça questão de deixar o mar como paisagem principal do seu casamento!

Caso você decida pelas cerimônias pé na areia, então é preciso tomar algumas precauções com os preparativos:

  1. Clima

O clima é grande vilão de todos os casamentos realizados ao ar livre, pois, dependendo da época do ano em que você marcar a data da sua cerimônia, pode acontecer de chover no dia e estragar tudo! Busque um plano B para evitar correr esse risco. Vale a pena alugar uma tenda transparente para se livrar da chuva/garoa, sem perder a beleza natural da paisagem.

  1. Estação do ano

Casamento na Praia

Evite as estações do ano em que o movimento de turistas é maior na praia. A primavera, entre os meses de setembro e Novembro, é o ideal, pois o tempo está mais ameno – com uma menor probabilidade de chuva – e a praia estará mais vazia. De modo que você conseguirá ter uma cerimônia sem a presença de desconhecidos querendo bisbilhotar a comemoração.

  1. Infraestrutura da cidade

Tenha certeza de que a cidade onde você fará a cerimônia possui a infraestrutura adequada para comportar a quantidade de convidados que você pretende convidar. Inclusive, não escolha uma praia que seja muito afastada da cidade, com um acesso muito ruim. Tente marcar a cerimônia para praias que sejam mais fáceis de chegar e que os convidados consigam ter um fácil acesso.

  1. Autorização para utilizar o espaço

Assim que você decidir o local onde será a sua cerimônia, verifique com a prefeitura se é realmente possível de fazer o seu casamento lá. É importante verificar para não chegar no dia do casamento, com todos os convidados esperando, e não deixarem você realizar o evento.  Deixe tudo combinado com a prefeitura da cidade para dar certo o que você planejou fazer no dia.

  1. Horário da cerimônia

Casamento na Praia

É preciso verificar os melhores horários para o casamento para não ter o sol atrapalhando a visão dos convidados. Evite o horário entre as 12h e as 14h. A preferência, para ter uma cerimônia linda e tranquila, é ás 16h, no final da tarde, com direito ao pôr do sol e uma celebração com estilo Lual.

  1. Save The Date

Se a sua cerimônia for realizada fora do seu estado, ou até mesmo fora do país, não se esqueça de enviar um Save the Date caprichado com bastante antecedência – uns 06 meses antes – para os convidados conseguirem se organizar com os preparativos da viagem e poderem conferir de pertinho essa cerimônia maravilhosa de casamento!

  1. Buffet

Cuidado com o que servir durante a festa! os casamentos na praia precisam de um cardápio bem leve e criativo, com peixes, frutos do mar, finger foods e muita salada. Portanto, nada de servir massas pesadas com molho! Quanto as bebidas, abuse de aguas aromatizadas e bebidas cítricas, com cara de verão! Confira mais sobre como escolher o Buffet de Casamento!

Os Noivos

Chegou a hora de decidir como os noivos irão se vestir adequadamente para a cerimônia praiana confira!

O vestido de noiva para casamento na praia deve ser fluído, bem leve, e mais básico. Não adianta querer casar na praia com um vestido estilo princesa brilhante, que não vai combinar em nada! O melhor a se fazer caso você seja mais vaidosa e goste de brilhos, é comprar um vestido de rendado, com bordados bem discretos – nada muito chamativo.

Vestido de casamento da Paloma Tocci

Confira todos os detalhes do casamento da Paloma Tocci!

Evite véus muito longos para usar na cerimônia. Além de não combinar em nada com o estilo da festa, o vento ainda pode ficar levantando muita areia em direção aos convidados. Se o seu desejo for usar o véu, então prefira por modelos mais curtos, que ficam mais bonitos com o estilo.

A maquiagem da noiva deve ser mais clean, puxada para o natural, e resistente à alta temperatura da praia, para não derreter durante a cerimônia de casamento. O cabelo solto, com leves ondulações e preso com flores, é a preferência das noivas que optam por esse tipo de casamento.

Fique descalça ou use as pulseiras de pé, um detalhe a mais – super charmoso – que as noivas estão optando para os casamentos pé na areia. Se a cerimônia for feita em um hotel, então compensa usar um sapato mais baixo e delicado, porque o salto alto não combina com o estilo.

Casamento na Praia

Para a roupa do noivo, as cores claras como cinza, bege e offwhite é a melhor opção para entrar no clima praiano do casamento. Lembre-se que, a cerimônia na praia é bem descontraído e livre das exigências de um casamento tradicional, então o uso de gravatas, paletós e sapatos sociais também não são necessários. Uma camisa branca combinada com uma calça bege já deixa o noivo dentro do estilo da festa e faz a diferença!

Casamento na Praia – Decoração

Na decoração do casamento na praia, o lema “Menos é mais” resume todas as regrinhas desse tipo de casamento. O cenário natural da praia não necessita de muito exagero na decoração, ele mesmo já consegue cumprir o papel decorativo da sua cerimônia, os únicos detalhes necessários para você organizar é o altar, o mobiliário e alguns itens a mais que sempre deixam a festa com um toque a mais de personalidade.

O altar pode ser feito de uma tenda, com tecidos leves e delicados, e ser complementado com o uso de tochas ou flores, que deixam a decoração com a cara de Lual. Contudo, ao escolher as flores da sua decoração: procure por opções de flores que sejam mais resistentes e aguentem a alta temperatura da praia, sem estragar. As Helicônia, alpínia e Rosas costumam ser uma das melhores opções para a decorar a sua festa.

Casamento na PraiaCasamento Praia de Thaeme e Thiago | Foto: Caroline Cerutti

Para a paleta de cores, invista em nuances claros, com apenas um toque de cor para complementar o visual da decoração, como tons de verde para ficar mais clean. E, na passarela da noiva, você pode utilizar uma esteira, ou pétalas de flores.

Abuse de elementos do mar na sua decoração, como conchas, pedras do mar, ondas, estrelas do mar, cavalo marinho. Vale a pena investir em uma papelaria personalizada utilizando esses elementos. Até mesmo placas de madeira para indicar o caminho da cerimônia para os convidados fica um charme!

Veja também algumas dicas para um casamento de dia!

Confira as principais ideias para um casamento perfeito. Encontre casamentos reais na praia e inspire-se na hora de organizar o seu casamento!

Mais sobre Casamentos na praia
Dicas para Casamentos na Praia

 Quer receber dicas para casamento na praia?


Últimas Novidades para Casamentos na Praia

Casamento em Búzios: Camila e Filipe

Camila e Filipe provaram que o destino realmente queria que eles ficassem juntos. Quando se conheceram, ambos haviam acabado de sair de um relacionamento e não deram muita bola um para o outro. Mas eles se reencontraram e, já preparados para começar uma linda história de amor, começaram a sair juntos. O resultado dessa história selada pelo destino foi um casamento em búzios, com as cores quentes do verão, bem alegre e divertido. Confira e inspire-se!

Detalhes

Destination Wedding em Punta Cana: Isis e Leonardo

Já imaginou como seria casar em Punta Cana, com o pôr do sol e o mar azul brilhante como testemunhas? Os noivos Isis e Leonardo, depois de decidirem fazer uma festa em que houvessem uma série de lembranças especiais, decidiram contratar uma empresa especializada em Destination Wedding e voar até Punta Cana para realizar esse sonho.

Detalhes

Casamento Thaeme Mariôto e Fábio Elias

Casamento Thaeme Mariôto e Fábio Elias Casamento Thaeme Mariôto e Fábio Elias – Separados desde pequenos por apenas um quarteirão, na cidade de Presidente Prudente, Thaeme Mariôto e Fábio Elias, mais conhecido como “Da Lua”, foram se conhecer de verdade apenas em 2010, quando os primeiros vestígios do amor começaram a aparecer. No começo, a…

Detalhes