Cerimônia de Casamento

Rito CerimôniasRito Cerimônias

 

A Cerimônia de Casamento é o momento mais aguardado pelos noivos! É quando o casal pode confirmar ser, oficialmente, marido e mulher. O que é um verdadeiro sonho para todos os casais, não é mesmo?

A cerimônia começa a partir do momento e a música começa a tocar, anunciando a entrada dos pais do noivo, e termina com saída do casal– oficialmente casados – do altar. Mas, para cada cerimônia existe um ritual diferente, que acontece de acordo com o tipo de casamento que os noivos optam por ter ou, até mesmo, conforme a religião que eles seguem.

Confira as últimas novidades de Cerimônias de Casamento, aprenda a organizar a sua, e a escolher os detalhes que mais combinam com você!

Veja também dicas para escolher as flores para casamento! e inspire-se nos nossos casamentos reais!

Cerimônia de Casamento no Religioso

Cerimônia de Casamento ReligiosoFoto Por: Danilo Maximo

 

A cerimônia no Religioso é a opção número 1 das noivas que querem um casamento bem tradicional, conforme manda o figurino. Nele, o casamento é selado de acordo com a crença dos noivos e cada cerimônia possui o seu ritual diferente, seguindo as crenças da igreja.

Geralmente, a cerimônia de casamento no religioso é realizada em igrejas ou templos. Porém, algumas religiões possuem uma tradição diferente, onde a cerimônia religiosa é realizada juntamente com a civil, no mesmo local onde acontecerá a festa do casamento.

Caso você queira fazer a sua cerimônia religiosa na igreja e depois queira ir a um salão comemorar a festa de casamento, não se esqueça de que os dois lugares não podem ser longes um do outro! É extremamente importante que a distância da cerimônia e da festa seja de no máximo 20 minutos. Assim, ninguém se perde no caminho e todo mundo vai comemorar essa vitória com vocês!

Outra dica: Todos os que forem convidados para o religioso deverão ser convidados para a festa que rolar depois também! Portanto, só convide quem é realmente importante para o seu casamento e que você possa convidar para a festa que acontecerá depois. É muito deselegante convidar para somente uma comemoração.

Tipos de Cerimônia de Casamento Religioso

Como existem vários tipos de cerimônia de casamento, não é possível falar sobre todos de forma específica. Porém, podemos citar os principais aspectos dos mais procurados por nossas noivinhas. Confira e veja qual é a sua!

Cerimônia de casamento Inter-religiosa

Essa cerimônia é ideal para os noivos que acreditam em Deus, mas possuem messias diferentes. Nela, o celebrante realiza a cerimônia religiosa, mas não cita nenhum messias ao longo do rito. Outro detalhe que não é indicado realizar são rituais específicos de cada religião para não ofender outras crenças.

Cerimônia de casamento Ecumênica

Nessa cerimônia, os dois noivos acreditam em um mesmo Messias, no caso Jesus. Portanto, ambos pertencem a religião cristã, como Kardecismo, Evangelicalismo, Anglicanismo, Protestantismo e Catolicismo. Durante a cerimônia, Jesus é citado de modo que não enfatiza uma religião específica e também não são realizadas liturgias.

Cerimônia de casamento Católica

Também é realizada na forma de Casamento Ecumênico, pois existem variações de igrejas católicas, como a Romana e Anglicana.  Por ter aspectos parecidos, ao longo da cerimônia, o celebrante fala sobre Jesus como filho de Deus e realiza as liturgias escolhidas pelo casal – em comum acordo.

Cerimônia de casamento Espírita

A cerimônia espírita é indicada para os noivos que seguem a doutrina espiritualista ou a doutrina espírita, da qual acredita-se que existe algo além da matéria. Nessa cerimônia é mencionado Jesus e os preceitos espiritas.

Cerimônia de casamento Budista

Para qualquer casal que não acredita que Deus seja um ser supremo e que siga os ensinamentos de buda por base na meditação. Na cerimônia, Buda é citado como um guia espiritual e ocorrem algumas liturgias no decorrer do rito.

Cerimônia de casamento Ateísta

Para os céticos, existe a cerimônia ateísta. Nela, tanto os ateus – pessoas que acreditam somente na ciência – quanto os agnósticos – quem não acredita, nem desacredita. é neutro sobre o assunto – podem participar. Durante a cerimônia, o celebrante não cita em momento algum religião, e nem realiza liturgias.

Confira nosso guia de fornecedores para encontrar o celebrante de casamento que realize sua cerimônia inesquecível. E lembre-se de sempre conversar com o noivo sobre quais as melhores liturgias e rituais para realizar no grande dia. ok?

Cerimônia de Casamento no Civil

Cerimonia de Casamento Civil

Muitas noivinhas têm deixado as cerimônias do religioso de lado e preferido realizar o casamento no cartório, com somente os familiares por perto. Isso porque o casamento fica muito mais íntimo e familiar, e as comemorações que acontecem logo depois são inesquecíveis!

Também têm as noivas que preferem agilizar as coisas e casar antes no cartório, para depois realizar uma cerimônia simbólica e bem rapidinha no local da festa, só para realizar a entrada triunfal da noiva acompanhada de seu pai. Tornando a cerimônia de casamento mais rápida para aproveitar a festa com os convidados.

Se você está louca por um casamento assim, mas não sabe quem chamar para celebrar o seu casamento, você pode contratar os “Celebrantes”, que com certeza eles elevarão o nível de romantismo desse momento tão importante para a sua vida!

Cerimônia de Casamento – Votos de Casamento

Votos de casamentoSabe aquele voto de casamento que te faz chorar e rir de emoção ao mesmo tempo? Então, esse é o tipo de voto de casamento verdadeiro, cheio de sentimentos puros e muito amor, que todo casal precisa escrever para o seu amado pelo menos uma vez na vida a dois. Por isso, não deixe de esbanjar romantismo nos seus votos de casamento, nem de deixa-lo gravado em algum lugar para vocês lerem e relembrarem o momento juntos, sempre que quiserem.

Confira as nossas dicas para escrever os seus votos de casamento inesquecíveis e escreva tudo com o fundo do seu coração! Também confira referências e exemplos de votos de casamentos emocionantes para escrever o seu!

E não deixe de conferir todos os detalhes do casamento da Paloma Tocci!

Cerimônia de Casamento – Cortejo de Saída

Votos de casamento

Após a família, os padrinhos e madrinhas de casamento cumprimentarem os noivos – Emoção Pura! – a música começa a tocar para anunciar a saída dos noivos do altar. Por conta disso, é extremamente importante que os noivos escolham uma música emocionante para tocar na hora de sua saída. Uma música que transmita alegria, emoção e gratificação!

E você, convidado, não deixe de conferir os momentos finais da cerimônia de casamento. Eu garanto que é emoção na certa!

Existem inúmeras formas de finalizar a cerimônia durante a saída dos noivos, como a Chuva de Arroz – conforme os casamentos clássicos – ou a chuva de Pétalas de Flores – que são a cara dos casamentos no campo! Confira todas elas, e veja exemplos de casais que finalizaram o casamento com muito estilo! E não se esqueça de mandar as fotos de como ficou o seu casamento depois, em! nós vamos amar ler a história de vocês!

Mais sobre Cerimônias de Casamento
Novidades para Cerimônias!

Quer receber dicas para a cerimônia de casamento?


Últimas Novidades sobre Cerimônias de Casamento

Decoração para Cerimônia de Casamento: Como Escolher?

Quando falamos de decoração de casamento, precisamos tratar de diversos tópicos, como decoração da cerimônia, da recepção dos convidados, louges e muito mais! Pensando nisso, dedicamos o post de hoje às noivinhas que estão em busca da decoração de cerimônia perfeita! Confira aqui como eternizar esse momento de forma inesquecível!

Detalhes

Como escolher a igreja para casamento?

Antes de definir todos os detalhes da festa de casamento, é importantíssimo pensar primeiramente no local da cerimônia. E se este local for uma igreja, fique atenta a alguns detalhes que muitas vezes podem passar despercebidos. Parece simples, mas escolher a igreja para casamento vai muito além da aparência. Confira detalhes que toda noiva esquece de reparar…

Detalhes